Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 09/03/2022

Febrafite repudia declarações do deputado Arthur do Val (Mamãe Falei)

A Febrafite – Associação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais manifesta o mais veemente repúdio ao deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, por suas declarações machistas, sexistas, preconceituosas e discriminatórias sobre as mulheres ucranianas.

Em meio a uma guerra que em poucos dias forçou mais de um milhão e meio de ucranianos a deixarem seu país, Arthur do Val, despido de qualquer humanismo, sexualizou mulheres em condições de absoluta vulnerabilidade. O desamparo das ucranianas é, para o deputado, uma vantagem que as torna mais suscetíveis a investidas de caráter sexual. A abjeta frase “são fáceis, porque são pobres” não deve ser esquecida nem perdoada – ela envergonha o Legislativo Paulista e todo o povo brasileiro.

O áudio vazado expõe os preconceitos do deputado de modo inédito, mas não totalmente surpreendente. De um homem que construiu sua vida pública com base no oportunismo, que xingou servidores públicos de vagabundos, que chamou o padre Júlio Lancellotti de “cafetão da miséria”, entre tantos outros absurdos, não se pode esperar moralidade, decência e respeito às mulheres e aos direitos humanos.

Por esses motivos, a Febrafite defende, além da cassação do mandato do deputado, a abertura de uma Ação Civil Pública, pelo Ministério Público, para apurar o desrespeito a direitos difusos das mulheres, da população ucraniana e o eventual incentivo ao turismo sexual.

Brasília, 08 de março de 2021.

RODRIGO SPADA
Presidente da Febrafite – Associação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais

MARIA APARECIDA NETO LACERDA E MELONI
1ª Vice-Presidente da Febrafite

 

Clique aqui para download da nota em pdf.