Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 30/10/2019

Auditores tratam de Auditoria Contábil em mais uma edição do Projeto Conversa com o Fisco

 

A Auditece promoveu nesta terça-feira (29.10) mais uma edição do projeto Conversa com o Fisco. Uma manhã debates - conduzidos por um dos representantes do Ceará do Grupo de Trabalho Fisco-Contábil do Encontro Nacional de Coordenadores da Administração Tributária (Encat), Albanir Ramos - sobre uma das ferramentas mais atuais para as atividades de Auditoria Fiscal,  a Auditoria Contábil.

Com tema "PERSPECTIVAS  DO USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NA AUDITORIA DO ICMS – Um Panorama", o projeto traz o representante do Ceará no Grupo de Trabalho de Auditoria Fisco-Contábil do Encontro Nacional dos Coordenadores da Administração Tributária (ENCAT), Albanir Ramos, para apresentar aos AFRE's as principais discussões, em âmbito nacional, sobre o assunto.

Albanir Ramos, que também é vice-diretor executivo da Eset - Universidade Corporativa, tratou da base de conhecimento necessária para o desenvolvimento da auditoria contábil. Ele também abordou sobre os acessos aos dados bancários e apresentou um benchmarking da legislação tributária aplicada à auditoria contábil.

Sobre o Grupo de Trabalho Fisco-Contábil do Encat, o palestrante realizou um panorama sobre as iniciativas da equipe, tais como a revisão da Legislação tributária, as presunções de infrações detectáveis pela análise contábil existentes em outras unidades da Federação, um estudo comparado sobre as modificações relevantes relacionadas a esse tema, as trilhas de aprendizagem (Base de conhecimento em Auditoria Fisco-Contábil),Roteiros Contábeis. Ele também apresentou os ambientes virtuais de interação: espaço para debates sobre temas relacionados; acesso aos documentos, estudos e apresentações do GT, acervo de pesquisas sobre tópicos de contabilidade e auditoria, informações para cadastramento junto à RFB para acesso aos dados da EFD; aplicativos, tutoriais e vídeos das ferramentas de auditoria; manuais de auditoria de outros estados.

 

Em relação ao acesso a dados bancários dos contribuintes pelos fiscos estaduais. O Auditor explicou em que estágio se encontra a regulamentação sobre acesso a dados bancários no Brasil e as limitações que os estados vêm encontrando para ter obter e utilizar esse tipo de informação nas atividades de fiscalização.

Além disso, ele explicitou um arcabouço de informações necessárias  para planejar e executar auditoria. Albanir tratou do acesso ao SPED-Contábil: evolução das informações de ECD disponíveis, consulta ao repositório da ECD na RFB formato da ECD; da possibilidade de uso para planejamento pelos indicadores de dados agregados; da detecção de indícios de ilícitos mediante testes substantivos, de integridade ou de observância; das limitações ao uso da ECD; e de ferramentas eletrônicas de auditoria contábil compartilhadas.

Os associados Edilson Izaías e Alejandro Leitão, que participaram do encontro, parabenizaram ao colega e à Auditece pela promoção do evento:

"O Albanir discorreu muito bem sobre o conteúdo, especialmente sobre as mudanças da legislação. Ele e a Auditece estão de parabéns por trazerem esse tema para nós". - Edilson Izaías (Setorial Químicos).

"Quero parabenizar à Auditece pelo evento e ao Albanir pela disponibilizade em nos repassar todo esse conteúdo. Um tema de fundamental importância para nós, Auditores. A aplicação da contabilidade na auditoria é uma tendência com a qual temos de nos familiarizar porque certamente vamos precisar dessa ferramenta para realizar nossos trabalhos". - Alejandro Leitão (Setoria Couros Calçados e Bebidas).

Para Albanir Ramos, o tema faz parte do futuro das atividades dos AFRE's. "A Auditoria Contábil, utilizada para fins de fiscalização do ICMS e de outros tributos estaduais, passará a ser cada vez mais necessária, tendo em vista que os controles ficais estão, a cada dia, mais eficientes e dispensando o ser humano para efetuar determinados controles. É um movimento que também passa por uma mudança na mentalidade mundial, que é dar transparência à movimentação financeira das empresas e essa transparência  passa, necessariamente, pelos estudos de auditoria contábil", explicou.

A apresentação utilizada por Alanir Ramos estará disponível para consulta a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de novembro.

Veja mais fotos do evento aqui