AUDITECE se reúne com João Marcos para tratar de reivindicações da Auditoria
A Diretoria da AUDITECE participou, na manhã desta quarta-feira, dia 6 de maio, de reunião com o secretário adjunto da Fazenda Estadual, João Marcos Maia; o coordenador da CATRI, Eliézer Pinheiro; e a coordenadora da ADINS, Sandra Olímpio, para tratar de questões pertinentes à Auditoria Fiscal cearense. Estiveram presentes o presidente José Ferreira Neto, os diretores Lindemberg Cavalcante e Osvaldo Rebouças e os membros da Comissão do Remanejamento, Albanir Ramos e Marco Antônio de Brito.
Confira abaixo a pauta e as resoluções do encontro.
- Remanejamento: Os diretores entregaram à Administração uma minuta de Portaria de Relotação de pessoal. O secretário, então, determinou a formação de uma comissão interdepartamental, com a participação da AUDITECE, para analisar a proposta e ampliar os estudos, incluindo a reorganização das atividades de Auditoria; a definição do quantitativo de pessoal na Auditoria; e procedimentos de fiscalização.
- Monitoramento Especial: A AUDITECE solicitou a imediata liberação do CAF para os Auditores, considerando tal medida uma penalidade imposta sem o necessário procedimento administrativo. Ficou acordado, então, que a AUDITECE vai preparar um documento apontando as falhas do sistema de monitoramento e as consequências que advém de sua adoção, para as devidas correções. Em relação à cobrança de débitos inscritos em Dívida Ativa, a Sefaz irá consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ainda neste aspecto, outros assuntos foram reivindicados, como a suspensão da cobrança de créditos lançados através de autos de infração em julgamento; a normatização da atividade de Monitoramento, padronizando os procedimentos; a correção de falhas no SIGET; e outros problemas decorrentes de sua aplicação a serem analisados pela AUDITECE.
- Lotação de Auditores na Auditoria: a Associação vai efetuar uma nova pesquisa com objetivo de identificar os Auditores lotados nas atividades de trânsito que realmente desejam ir para Auditoria nas unidades de Juazeiro e Sobral. A CESEC, por enquanto, não tem disponibilidade.
- Designação da Auditora Denise de Andrade: João Marcos informou que a referida servidora foi designada para CESEC como supervisora, devido problemas estruturais, mas para trabalhar apenas com ações de Monitoramento, não realizando trabalho de auditoria.
- Remanejamento da servidora Lucia Maria de Oliveira na CESEC: A Diretoria agendou uma reunião com coordenador da CATRI, na próxima terça-feira (12), para tratar do assunto.
- Adequação especial dos Auditores do interior (Sobral e Juazeiro): Os diretores discutiram com a Administração uma proposta de adequação de trabalho aos Auditores do interior com casos familiares especiais. A intenção é que esses servidores possam trabalhar na capital, mantendo sua lotação no interior e estando obrigados a irem até lá em casos necessários, que deverão ser especificados através de portaria. O assunto será mais amplamente debatido na reunião de diretoria da próxima segunda-feira (11).
A Diretoria da AUDITECE deverá protocolar na próxima semana um documento destinado à Administração Fazendária relativo às questões que envolvem Monitoramento.