Novo modelo gerencial da SEFAZ ameaça atividade de Auditoria Fiscal, diretoria convoca AGE para tratar do assunto
A diretoria da AUDITECE conclama os associados a se fazerem presentes à Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada amanhã, segunda-feira (11), a partir das 8h30, no auditório da UFFEC, para tratar de pautas de interesse dos Auditores-Fiscais.
Na ocasião, será debatido o novo modelo gerencial da SEFAZ, que da forma proposta afetará a atividade de auditoria fiscal profundamente, considerando que haverá um esvaziamento das competências da coordenação da administração tributária vinculada à fiscalização de estabelecimentos, sendo que a atividade de planejamento das ações fiscais terá uma coordenação própria, na qual se ventila a possibilidade de ser executada por analistas de TI, desconsiderando a competência legal dos AFRE não apenas em executar as ações fiscais, mas também em planejá-las.
Para tratar do assunto, a diretoria da AUDITECE já marcou reunião com o próximo coordenador de planejamento de ações fiscais na sexta-feira, e o resultado desta será apresentado à AGE na segunda.
Além desta pauta, será também debatida a participação da associação nos debates e mobilizações relacionados à reforma da previdência, que é pauta prioritária do governo federal nos próximos meses.
A diretoria também pleiteia a autorização da assembleia geral para extinguir a pessoa jurídica da Escola Superior de Estudos Tributários (ESET), considerando que a mesma já é uma marca da associação e pode compor a estrutura orgânica da AUDITECE sem gerar custos com a manutenção de uma pessoa jurídica própria.