Sefaz homenageia associados da Auditece por trabalho com educação fiscal
O diretor representante da Auditoria Fiscal no Interior, Fernando Pimentel, e o associado da Auditece, Argemiro Torres, foram homenageados pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/CE) por seus trabalhos voltados à educação fiscal, durante o seminário “21 anos do Programa de Educação Fiscal – Cidadania Fiscal em uma era disruptiva”.
Ambos receberam certificados por suas contribuições para a consolidação do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), na manhã desta sexta-feira (18) e foram prestigiados por servidores, profissionais e estudantes.
Fernando Pimentel ressalta o papel da Auditece no seu despertar para trabalhos voltados à educação fiscal. “Eu quero agradecer à Auditece por ter me apresentado aos projetos de educação fiscal. É um programa da nossa entidade em paralelo ao da Sefaz/CE, que tem nos rendido muitos e bons frutos. Por exemplo, temos escolas na região do Cariri que já entenderam a importância da educação fiscal e implantaram a disciplina em suas grades curriculares. Esse é o trabalho que a Auditece tem encampado. É uma forma de contribuir para conscientização cidadã de toda a sociedade. Contamos com apoio de todos os AFRE’s do no NUAUF de Juazeiro. Então é um momento muito importante e gratificante”.
Argemiro Torres, que esteve à frente da então Célula de Educação Fiscal da Sefaz/CE por doze anos, defende a educação fiscal como caminho de cidadania. “Esse é um momento de muito júbilo e agradecimento porque foi na educação fiscal que eu consegui entender e vivenciar o verdadeiro sentido do ser servidor fazendário. É muito mais que arrecadar, fiscalizar e tributar. É uma responsabilidade muito maior, que é entregar ao Estado os recursos para suprir as necessidades do nosso povo cearense. As pessoas apenas irão mudar seus entendimentos sobre impostos, quando entenderem que o tributo é um princípio de solidariedade e a educação fiscal é o caminho para construção dessa nova mentalidade”, destacou.
O evento ainda contou com o painel “Tributação em uma mudança paradigmática”, com a participação de Marciano Buffon (Unisinos) e Denise Lucena (UFC/Ibet), com moderação do Auditor Fiscal da Receita Federal, Marcelo Lettieri; e com o lançamento do e-book “21 anos do PEF Ceará”.