Projeto Conversa com o Fisco chega ao Cariri
A Auditece levará à Região do Cariri sua primeira edição itinerante do projeto Conversa com o Fisco. Com tema "PERSPECTIVAS DO USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NA AUDITORIA DO ICMS – Um Panorama", o projeto replica a edição ocorrida em Fortaleza, no último dia 29, com o representante do Ceará no Grupo de Trabalho de Auditoria Fisco-Contábil do Encontro Nacional dos Coordenadores da Administração Tributária (ENCAT), Albanir Ramos, que apresentou aos AFRE's as principais discussões, em âmbito nacional, sobre o assunto.
No dia 18 de novembro, às 9h, na UFFEC Cariri (Rua Vicente Teixeira de Macedo, 200 – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte/CE), os Auditores lotados na Região têm um encontro marcado com o conhecimento. O tema do evento é considerado umas das perspectivas do futuro para a atividade de Auditoria Fiscal das Receitas.
Albanir Ramos, que também é vice-diretor executivo da Eset - Universidade Corporativa, abordará discussões sobre a base de conhecimento para auditoria contábil, acessos aos dados bancários e benchmarking da legislação tributária aplicada à auditoria contábil.
Conheça os detalhes do conteúdo:
1) SOBRE O GRUPO DE TRABALHO FISCO-CONTÁBIL DO ENCAT
O que é? Como surgiu e evoluiu? Quais seus objetivos e propostas? Quais os avanços oportunizados e os resultados já proporcionados pelo GT?
- Revisão da Legislação tributária: Quais as presunções de infrações detectáveis pela análise contábil existentes em outras unidades da Federação? (Benchmarking) Que modificações relevantes relacionadas a esse tema fazem parte do projeto de revisão da nossa legislação tributária?
- Trilhas de Aprendizagem – Base de conhecimento em Auditoria Fisco-Contábil: quais os conteúdos mínimos, em cada disciplina, necessários ao exercício dessa atividade?
- Roteiros Contábeis: Como precisa ser estruturado um manual de Auditoria Fisco-Contábil? Quais elementos deve conter um guia para realização de auditorias fisco-contábeis?
- Ambientes virtuais de interação: espaço para debates sobre temas relacionados; acesso aos documentos, estudos e apresentações do GT, acervo de pesquisas sobre tópicos de contabilidade e auditoria, informações para cadastramento junto à RFB para acesso aos dados da EFD; aplicativos, tutoriais e vídeos das ferramentas de auditoria; manuais de auditoria de outros estados.
2) ACESSO A DADOS BANCÁRIOS DOS CONTRIBUINTES PELOS FISCOS ESTADUAIS: Em que estágio se encontra a regulamentação sobre acesso a dados bancários no Brasil? Como está regulamentado esse acesso ? Quais limitações os estados vêm encontrando para obter e utilizar esse tipo de informação nas atividades de fiscalização?
3) INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA PLANEJAR E EXECUTAR AUDITORIA: Acesso ao SPED-Contábil: evolução das informações de ECD disponíveis, consulta ao repositório da ECD na RFB formato da ECD; possibilidade de uso para planejamento pelos indicadores de dados agregados; detecção de indícios de ilícitos mediante testes substantivos, de integridade ou de observância; limitações ao uso da ECD; ferramentas eletrônicas de auditoria contábil compartilhadas.