Esclarecimento sobre a Reforma da Previdência
A Auditece vem esclarecer seus associados quanto à vigência das regras da reforma da Previdência aprovadas no Congresso Nacional.
A reforma aprovada ainda não tem efeitos sobre estados e municípios. Contudo, está sendo discutida no Senado Federal a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 133/2019 – conhecida como PEC paralela da Previdência – que intenta permitir que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotem em seus regimes próprios de Previdência Social as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio da União.
É imperativo destacar que a PEC já aprovada – e que será promulgada em breve – prevê expressamente a regra do direito adquirido, ou seja, fica assegurada a concessão de aposentadoria ao servidor público e de pensão por morte aos dependentes, a qualquer tempo, desde que tenham sido cumpridos os requisitos para a obtenção desses benefícios até a data de promulgação da Emenda, observados os critérios da legislação vigente na data que foram atendidos os requisitos para a concessão da aposentadoria ou da pensão por morte.
A Assessoria Jurídica da Auditece está à disposição para mais esclarecimentos. Envie sua dúvida para nosso e-mail auditece@auditece.org.br ou WhatsApp (85) 99944.0064.