Na Mídia | Juracy Soares esclarece estudo da Febrafite sobre a guerra fiscal nos estados
O Diretor-Executivo da Auditece e de Estudos Tributários da Febrafite esclareceu ao jornal O POVO a guerra fiscal por investimentos, que mobiliza o cenário de renúncias fiscais no Brasil. De acordo com o estudo da Associação Nacional, o Ceará deve abrir mão de R$ 2,3 bilhões em receita no ano de 2023.
Juracy esclareceu que as renúncias fiscais acabam sendo uma necessidade dos estados em função do modelo tributário que é distorcido, tornando-se, basicamente, a principal ferramenta para atrair investimentos. Embora seja visto por muitos como um prejuízo ao erário, por outro lado, ao atrair empreendimentos, o estado desenvolve a região na qual o investidor se instala.
Para o diretor, o instrumento acaba sendo ruim para todo o país porque os estados disputam os empreendimentos utilizando como ferramenta essa desoneração tributária.
Ele destaca que a solução para este modelo está na Reforma Tributária que está sendo debatida nacionalmente.
“Assim, será necessário que outros meios sejam propostos para que, principalmente os estados do Norte e Nordeste possam continuar competitivos na captação de investimentos. Todo mundo tem que sair junto, já que todos querem uma válvula de saída, querem aumentar a arrecadação.”
Leia a íntegra da matéria no jornal O POVO: https://mais.opovo.com.br/jornal/economia/2023/04/12/renuncia-fiscal-no-ceara-chegara-a-rs-23-bilhoes-em-2023.html