Nota Pública: Auditece repudia ataques à polícia federal e à ministra Cármen Lúcia
A Auditece emitiu nota pública, nesta terça-feira (25), para manifestar seu veemente repúdio ao violento ataque desferido pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) contra agentes da polícia federal durante o cumprimento de mandado de prisão, neste domingo (23), no Rio de Janeiro.
"Esta é uma amostra infausta dos copiosos e abomináveis ataques lançados contra servidores públicos no cumprimento de suas atribuições e prerrogativas legais”, aponta o documento, além de manifestar solidariedade aos policiais feridos e à ministra do STF Cármen Lúcia, vítima de sucessivas e inaceitáveis ofensas proferidas por Roberto Jefferson.
Leia a íntegra abaixo:
NOTA PÚBLICA
Auditece repudia ataques à polícia federal e à ministra Cármen Lúcia
A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará – AUDITECE, entidade que representa mais de 400 servidores públicos, os quais desenvolvem atividades essenciais ao funcionamento e manutenção do Estado, vem a público manifestar seu veemente repúdio ao violento ataque desferido pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) contra agentes da polícia federal durante o cumprimento de mandado de prisão, neste domingo (23), na cidade de Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.
A Auditece destaca que esta é uma amostra infausta dos copiosos e abomináveis ataques lançados contra servidores públicos no cumprimento de suas atribuições e prerrogativas legais, em que pese a memória do Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas, João de Assis Pinto Neto, de 62 anos, morto dentro do mercadinho que fiscalizava, em Maceió, enquanto desempenhava suas funções, em 26 de agosto deste ano.
A empreitada do ex-parlamentar, que disparou tiros de fuzil e lançou granadas contra a polícia federal, advém numa conjuntura de seguidas ameaças e intimidações ao funcionalismo.
O crime não atingiu apenas os policiais alvos dos artefatos bélicos – aos quais esta Associação apresenta votos de solidariedade e estima pronta recuperação – mas também à instituição Polícia Federal, ao serviço público brasileiro, em todas as esferas, e ao Poder Judiciário.
Neste sentido, a Auditece desdobra os votos de solidariedade à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), vítima de sucessivas e inaceitáveis ofensas proferidas por Roberto Jefferson, na última semana.
É imperioso, em respeito à preservação do Estado Democrático de Direito, apresentar punição exemplar – dentro dos rigores da lei – ao autor dos crimes em tela, especialmente numa conjuntura em que a escalada de agressões, em diferentes sentidos, que cerca esse processo eleitoral, tem assustado e preocupado toda a sociedade civil.
No ensejo, a Auditece ratifica, aos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará, que se mantenham vigilantes, atentos aos fatos, e, no próximo domingo (30), optem por candidatos que estejam realmente comprometidos com a defesa e a valorização do serviço público, da Democracia e do Estado de Direito.
Fortaleza, 25 de outubro de 2022.
Auditece – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará