Ceará é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Educação Fiscal – Edição 2020
O jornal Diário do Nordeste concorre na categoria imprensa; a CREDE 3 disputa a premiação das instituições; e o Aplicativo CONFITEC GOV, desenvolvido por Lucas Paiva, de Hodrolândia (CE), é um dos finalistas em tecnologia
Integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal estiveram reunidos nesta terça-feira (18), em Brasília, para avaliar os projetos que disputam a edição de 2020 da premiação, que recebeu 230 inscrições, mas foi suspensa em razão da pandemia de Covid-19.
O encontro, coordenado 1ª Vice-Presidente da Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Maria Aparecida Meloni, avaliou 42 projetos inscritos na categoria escolas; 33, em instituições; 16 matérias jornalísticas; e 9 soluções pela categoria tecnologia. Desses projetos, foram selecionados 18 finalistas nas quatro categorias do Prêmio, entre as quais figuram três projetos cearenses.
O jornal Diário do Nordeste concorre na categoria Imprensa com a matéria “Projetos de educação financeira atendem mais de 95 mil alunos no CE”, de autoria da jornalista Bernadeth Vasconcelos. O conteúdo repercute
metodologias criativas promovidas em salas de aula do Ceará e entidades filantrópicas, que incentivam estudantes do ensino fundamental e médio a difundirem conhecimento nos lares e nas comunidades locais.
A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Ceará (CREDE 3) disputa a categoria Instituições com a implementação de um concurso regional (Acaraú) de redação com a temática “Educação Fiscal: um caminho para o exercício da cidadania”, a fim de fortalecer os conteúdos voltados ao programa nacional de educação fiscal, além de preparar os alunos para o ENEM.
A categoria Tecnologia também tem um representante cearense, Lucas Martins Paiva, de Hidrilândia, desenvolveu o aplicativo CONFITEC GOV, com o objetivo de que prefeituras municipais possamdisponibilizar, de maneira mais acessível, diversos tipos de dados ao cidadão, como: dados básicos do município, turismo, notícias e dados de transparência exigidos pelos tribunais de contas estaduais em tempo real.
O diretor executivo da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará – Auditece, afiliada da Febrafite, destaca que é um grande orgulho para o Estado figurar entre as melhores iniciativas do país numa temática tão urgente.
“Educação fiscal é fundamental, pois por meio dela conseguimos envolver toda a sociedade. É preciso trabalhar na conscientização de que os bens públicos são da sociedade, pois são mantidos com os recursos que todos pagam, via tributo. Por isso temos que cobrar e exigir a aplicação efetiva desses recursos e denunciar desvios. Ser mais cidadão", explica.
A solenidade de premiação será conjunta com a edição bienal 2021/22, no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília.