ALERTA - Golpe da portabilidade do salário: nova fraude faz pagamento 'sumir' da conta das vítimas
Desde 2018, fazer a portabilidade salarial se tornou mais fácil, podendo ser realizada a partir da abertura de uma nova conta em banco ou instituição financeira, via apilicativo. Com a nova regra, é possível pedir a portabilidade do salário ao banco no qual a pessoa possui a conta-salário ou à instituição financeira na qual pretende passar a receber, apenas abrindo uma nova conta. Toda a solicitação pode ser feita por aplicativo.
Contudo, essa praticidade facilitou também a ação de criminosos que utilizam documentos falsos, com dados da vítima, e abrem uma conta em outro banco — em geral, os digitais — para a qual pedem a portabilidade do salário da vítima.
E servidores públicos têm sido alvos preferenciais porque, muitas vezes, seus dados são públicos
PREVENÇÃO
Para tentar se prevenir desse tipo de fraude, é preciso ficar atento às tentativas dos golpistas de furtarem dados pessoais por meio de falsas promoções ou envios de link pela internet.
Além disso, é possível consultar contas bancárias vinculadas a um CPF no sistema do Banco Central, por meio do Registrato (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/)
Com acesso pelo aplicativo do governo federal, o programa fornece um relatório ao usuário com a data de abertura das contas. O Serasa também possui um serviço no qual a pessoa recebe um alerta caso seu CPF seja consultado.
Fique atento!
Com informações: Exame Invest