SÃO PAULO: Reportagem do Valor Econômico ressalta o bom trabalho realizado pelo Fisco paulista no ano de 2015
“São Paulo tem conseguido incrementar a receita sem aumentar a alíquota do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) – que em 2016 será mantida em 4%. O Estado vem apostando em uma fiscalização mais rígida, que conta com o cruzamento de dados da base da Receita Federal, para autuar contribuintes que não fizeram o recolhimento”, este é um trecho da matéria do Valor Econômico, divulgada em 23 de dezembro.
Na reportagem, o titular da Diretoria Executiva de Administração Tributária da Fazenda de SP, Rogério Akira disse que foi percebido no ITCMD uma fonte de receita importante, principalmente nessa época de baixa arrecadação, devido à crise econômica que o país todo enfrenta.
A matéria ainda destacou que essa fiscalização mais rígida tem deixado os contribuintes mais conscientes sobre o pagamento do imposto e, por isso, a arrecadação também tende a aumentar. Além disso, foi divulgado que, até outubro, São Paulo havia arrecadado cerca de R$ 1,7 bilhão com o ITCMD. O valor é 12% superior ao recolhido no mesmo período do ano passado.
Clique aqui e veja a reportagem na íntegra. * Link restrito para assinantes do Valor Econômico.
Fonte: Afresp