SÃO PAULO: Almoço dos Aposentados reúne candidatos às eleições do Sinafresp
Mais de 200 colegas AFRs participaram do tradicional Almoço dos Aposentados na quarta-feira, dia 28 de outubro, na sede da Associação. O presidente Rodrigo Keidel Spada deu as boas-vindas aos colegas aposentados e da ativa, e apresentou os candidatos das chapas (‘Atitude’ e ‘União e Trabalho’) que concorrem às eleições do Sinafresp marcada para o dia 12 de novembro e colocou a Afresp à disposição dos candidatos. “A Afresp disponibiliza os espaços de suas sedes Regionais para apresentações de propostas e discussão com os associados”.
Rodrigo continuou lendo a nota pública divulgada no site da Associação no dia 22 de outubro, na qual diz que “aceita sugestões da coordenação das campanhas que possam contribuir com a divulgação dos programas de trabalho e com o livre debate de ideias, sem sectarismos e dentro do espírito democrático com que a própria Afresp tem procurado pautar suas ações. Desejamos uma ótima campanha e boa sorte que trará bons frutos esperados por toda a classe dos Agentes Fiscais de Rendas do nosso Estado. A gente quer, acima de tudo, manter o bom relacionamento com as duas chapas porque queremos ter um bom convívio com o Sindicato e com a chapa vencedora. A gente tem aqui este espaço para incentivar a democracia e manter o bom relacionamento”, finalizou.
Os candidatos das duas chapas decidiram manter a ordem das chapas e cada candidato realizou um discurso de cinco minutos.
Chapa 1 – Atitude: candidato à presidência Alfredo Maranca
“É um prazer imenso fazer parte desse Almoço com os colegas aposentados. Os colegas estão se aposentando e se distanciando da gente. Sentimos falta da experiência deles e a gente precisa trabalhar para trazer esses colegas para iluminar os nossos caminhos e, principalmente, para nos ensinar os caminhos para que tenhamos uma harmonia maior em nossa carreira. Hoje estamos muito divididos e é entre as divisões que a gente percebe os vários fragmentos que a classe se compõe. Só para citar algo que acontece hoje, essa PR que para os aposentados é de um jeito e da ativa é outra. Queria aproveitar, que estamos nós dois [Alfredo e Pedro], e trazer a certeza que vamos lutar, independentemente de quem for eleito, para unificar a PR, as datas e os critérios para a gente conter um tratamento diferenciado para aposentados e da ativa. A Chapa Atitude é composta por três aposentados. O Dado tem apoiado a Chapa e a gente pretende trabalhar para que consiga unificar os caminhos com a Afresp que tem esse trabalho com os aposentados para que possamos aprender com a voz dos associados. Principalmente, com a tecnologia (internet e redes sociais), eles tendem a se afastar e não podemos deixar isso acontecer. Peço votos para vocês e depois cobrem de mim. Obrigado!
Chapa 2 – União e Trabalho: candidato à presidência Pedro de Oliveira Abrahão
“Gostaria de agradecer o Rodrigo Spada e candidatos, meu muito obrigado. Gostaria de cumprimentar o Alfredo Maranca (candidato da chapa 1) e demais integrantes. Senhores, nossa proposta de trabalho começa com o nome da chapa União e Trabalho. Vamos unir toda categoria em cima do mesmo mote e do mesmo trabalho para que a gente possa conseguir os nossos pleitos. Sem união não há como conseguir o que a gente precisa. E trabalho com duas conotações muito claras, trabalho muito firme, atuante, de responsabilidade do Sindicato para que a gente possa realmente enfrentar todo o vazio sindical que a gente tem hoje, que afeta os novos, os antigos, os aposentados e afeta todo o mundo. Queremos reunir todos para trabalhar juntos e trabalhar muito. Como será o nosso programa de trabalho: Transparência, Administração participativa e Proatividade. Formamos uma equipe que hoje é totalmente favorável a transparência de todo o trabalho desenvolvido e vai trabalhar em termo de administração participativa trazendo cada vez mais conhecimento riquíssimo dos senhores aposentados, tanto para ajudar a atividade sindical quanto para ajudar a própria carreira para ter o melhor resultado do trabalho da fiscalização. E isso para a gente é muito claro, com a ajuda de vocês, a gente justifica e fortalece a PR dos aposentados. Somos completamente favoráveis a manter a PR dos aposentados que é um direito conquistado. Referente a propostas efetivas para os aposentados, valorizar imensamente a PR; queremos fazer por meio de um projeto que Benicio tem iniciado na Afresp, que é a carteira de identidade Funcional dos aposentados para que os senhores possam reaver o orgulho de ser aposentado; lutar pelo pagamento da PR no mesmo dia dos ativos. Não existe nenhuma distinção em termos de data de pagamento para ativos e aposentados e, por isso, não existe nenhuma justificativa para esse pagamento ocorrer em datas distintas. A última proposta em termo ao estatuto do Sindicato, hoje ele teve uma limitação no número de aposentados participantes da diretoria. Queremos eliminar essa regra porque entendemos que os aposentados são extremamente importantes para compor uma chapa sindical para colocar sua experiência a favor da classe. Muito obrigado a todos. Venho pedir os votos. Chapa 2 – União e Trabalho – dia 12 de novembro”.
Fonte: Afresp