Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 02/09/2022

Roberto Cláudio garante diálogo com Auditece, se eleito

O Fórum Cearense de Carreiras Típicas de Estado (FOCATE-CE) promoveu, nesta quinta-feira (1º), a segunda edição da série de Encontros com os principais candidatos ao Governo do Estado do Ceará. As entidades receberam Roberto Cláudio (PDT) para debater as principais pautas das carreiras representadas pelo Fórum.

Compuseram a mesa dos debates, o diretor executivo da Auditece, Juracy Soares; o presidente da ACM e do FOCATE, Daniel Carneiro; o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves; a presidente da AudTCE/CE, Valéria Diniz; e a presidente da ADPEC, Andrea Coelho. Na ocasião, cada dirigente teve a oportunidade de questionar o postulante ao Executivo Estadual acerca de demandas relacionadas à carreira de Estado que representa. 

Juracy Soares, assim como na primeira edição do evento, salientou que a Auditece é uma entidade reconhecida em sua trajetória por sempre ir além das demandas corporativas. Ele avalizou que a Associação é uma entidade modelo no que tange à sua postura propositiva. 

“O senhor, se eleito, terá na Auditece um órgão que não vai fazer só defesa corporativa, não, porque nós entregamos a todos os governadores eleitos uma série de medidas para que o Estado, fazendo uso de inteligência, consiga arrecadar mais recursos , principalmente com o combate à sonegação, e possa efetivamente entregar mais serviços e benefício à sociedade cearense”.

Na ocasião, o dirigente também abordou situações de fraudes fiscais estruturadas no estado e denunciou o desmantelamento que vem ocorrendo na Secretaria da Fazenda.

“A feira da José Avelino está utilizando a grade do Contencioso Administrativo Tributário como mostruário de mercadoria sem nota [fiscal] e vendendo essa mercadoria com P.O.S, com maquineta de cartão de crédito, registrada em nome de contribuinte que já foi baixado de ofício; em nome de pessoa física, que não paga imposto; e em nome de contribuintes de outros estados”, apontou.

“De 2019 para cá, estamos assistindo a um verdadeiro desmantelamento da atividade-fim, digo isso com chancela da Secretaria da Fazenda, que no último concurso público não lotou um único servidor nas atividades-fim [...] 50 auditores foram chamados para repor 300 que já morreram ou se aposentaram”, explicou Soares.

Roberto Cláudio explanou sobre suas realizações junto ao Fisco municipal de Fortaleza e garantiu que terá a Auditece como interlocutora. “Sempre tive muita boa vontade com o Fisco, porque ali sempre tive bons resultados. E quero ter com vocês esse tipo de diálogo, conte comigo para receber a Auditece como interlocutora. O que você [Juracy Soares] falou está sendo ouvido, eu não sabia de muita coisa. Não sabia, por exemplo, que havia precariedade de infraestrutura, de pessoal e de sedes. E tenha certeza que isso vai ser incorporado ao meu discurso”, garantiu o postulante ao Governo do Estado.

A Auditece ainda entregou ao candidato um ofício contendo as principais reivindicações da Auditoria Fiscal cearense. O documento, que é fruto de enquete realizada pela entidade junto aos AFRE’s associados, também será entregue aos demais postulantes durante os próximos encontros.


A data da reunião com Elmano de Freitas (PT) será anunciada em breve, conforme agenda do candidato.

Compõem o FOCATE as seguintes associações: 
ACM – Associação Cearenses de Magistrados;
ACMP – Associação Cearense do Ministério Público;
ADPEC – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará
APECE – Associação dos Procuradores do Estado do Ceará;
AUDITECE – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará; 
AUDTCE/CE – Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/CE