Palestra Autoritarismo e psicopatologia do poder: o adoecimento do trabalho
O trabalho no mundo globalizado, caracterizado por competitividade, individualismo e produtividade, favorece a prática de um dos grandes males para a saúde física e mental dos trabalhadores: o assédio moral.
A má conduta não está restrita à área privada, sendo realizado também no setor público. Por isso, para fazer uma reflexão sobre esse tema que só poderá ser combatido com muitos esclarecimentos e debate, a Frente Mineira em Defesa do Servidor Público, coletivo de entidades que a AFFEMG participa, realiza, no dia 30 de outubro, próxima quinta-feira, a palestra Autoritarismo e Psicopatologia do poder: o adoecimento no trabalho, proferida pelo professor José Roberto Montes Heloani da UNICAMP e pelo psicólogo Arthur Lobato (veja currículos abaixo).
O evento, feito em comemoração ao Dia do Servidor, acontece no Auditório da Receita Federal – Rua Levindo Lopes, 3º andar, Funcionários, a partir das 14h30min.
Interessados podem se inscrever, gratuitamente, até segunda-feira, dia 27 de outubro pelo e-mail: affemginforma@affemg.com.br ou comunicação@affemg.com.br.
Venha participar!
Prof. José Roberto Montes Heloani : Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1980) e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982). Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1985), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Pós - Doutorado em Comunicação pela USP e Livre- Docente em Teoria das Organizações pela UNICAMP. Atualmente é Professor Titular e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, na área de Gestão, Saúde e Subjetividade. Também é professor conveniado junto à Université de Nanterre (Paris X). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho, Saúde no Trabalho e Psicodinâmica do Trabalho. Membro fundador do site www.assediomoral.org Atua principalmente nos seguintes temas: Ética no Trabalho; Assédio Moral e Sexual e na área da Saúde no e do Trabalho.
Arthur Lobato: Psicólogo, desenvolve projetos sobre saúde do trabalhador, e realizou dezenas de palestras e cursos em vários estados no Brasil. Coordenador da Comissão de Combate ao Assédio Moral SINJUS-SERJUSMIG e do Plantão Sindical de Atendimento ás Vítimas de Assédio Moral. Participou como palestrante no Fórum Social Mundial 2009, e nos Congressos Internacionais sobre Assédio Moral no Rio de Janeiro, Argentina e México. Defendeu sua tese sobre assédio moral que resultou nos artigos sobre assédio moral incluídos no Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Colaborou com a redação do projeto da Lei Complementar 116/2011 que combate o assédio moral no serviço público.
Fonte: Affemg