Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 01/03/2016

MINAS GERAIS: Semana Cultural reúne arte, música, poesia e gastronomia na AFFEMG

Associados e familiares participaram de diversas atividades em Belo Horizonte

Com uma programação voltada especialmente para os Associados e familiares, a tradicional Semana Cultural da AFFEMG foi um sucesso. As atividades aconteceram de 23 a 26 de fevereiro e integraram a comemoração de aniversário dos 66 anos da Associação.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Para abrir a semana os Associados assistiram o espetáculo teatral "Nas Ondas do Rádio", no Teatro Bradesco, no dia 23. Em uma noite de recordações e muito bom-humor, o musical resgatou os anos de ouro do rádio no Brasil, por meio da programação da Rádio Nacional do Rio Janeiro. Os programas de humor, radionovelas, propagandas e as músicas eternizadas nas vozes das rainhas do rádio, como Ângela Maria e Dalva de Oliveira.

VII EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS E FOTOGRAFIA

Na quarta-feira, dia 25/02, foi vez de mostrar o talento dos artistas Associados na abertura da VII Exposição de Artes Plásticas e Fotografia da AFFEMG, que teve como tema "Artes, Sabores e Aromas - um olhar poético da culinária mineira".

"A cada ano, uma personalidade mineira é homenageada, tornando-se tema e inspiração para a Exposição. A AFFEMG já se inspirou na prosa de Guimarães Rosa, na poesia de Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado, na música de Milton Nascimento e no desenho de Ziraldo. Em 2016, buscamos a essência e a inspiração para muitos destes artistas: a gastronomia mineira", saudou o Diretor vice-presidente, Eduardo Assis.

A vernissage também contou com a participação da historiadora Márcia Clementino Nunes, filha da famosa Dona Lucinha, proprietária de uma tradicional rede de restaurantes tipicamente mineiros. Com uma gostosa prosa, rica em conhecimento, Márcia falou da relação histórica entre a cozinha e a cultura mineiras. "A cozinha tradicional mineira é muito simples, aberta, sem preconceitos, e universal. Ela é africana, indígena, europeia. Exemplo disso, é o tradicional frango com quiabo e angu, que em todas as Minas Gerais a gente encontra: o quiabo é africano, o frango é europeu e o angu é indígena", explicou Márcia.

São 24 obras inscritas entre pinturas, topiaria, fotografia e intervenção. Os curadores da exposição, Ariadna Marra e Carlos Alexandre Domingos, foram homenageados durante a abertura pela Diretora Financeira adjunta, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni Papá, "de forma muito especial, eu quero agradecê-los por fazerem acontecer, juntamente com nossos artistas Associados, a nossa exposição".

A VII Exposição de Artes Plásticas e Fotografia da AFFEMG está aberta para visitação até o dia 10 de março, na galeria do 2º andar da sede da Associação, em Belo Horizonte.

SARAU GASTRONÔMICO

Encerrando a programação comemorativa da Semana Cultural, a noite do dia 26 de fevereiro foi dedicada a música, poesia e gastronomia, com o "Sarau Gastronômico". O evento aconteceu no Centro de Convivência da AFFEMG e foi animado pela banda do Associado José Márcio.

Além da boa música, o público foi presentando com a participação da Chef de Cozinha, Rita Leal. A nutricionista e gastrônoma preparou, ao vivo, uma receita especial do tradicional feijão tropeiro. Rita ensinou o passo a passo, dando dicas e sugestões. Ao final, todos puderam saborear o prato, que é típico da gastronomia mineira, tema da VII Exposição de Artes Plásticas e Fotografia.

Fonte: Affemg