I Seminário Nacional de Gestão de Pessoas das Administrações Fazendárias Estaduais
A natureza humana é extremamente complexa, pois envolve, dentre tantos outros fatores, questões étnicas, culturais, religiosas, socioeconômicas.
As relações em sociedade têm a mesma característica de complexidade, porém com acréscimo em nível exponencial, já que seres complexos interagem, cada qual com sua cosmovisão.
Para harmonizar as individualidades, criam-se leis, tratados, convenções, etc. Tudo necessário, é verdade. No entanto, muito mais do que em regras, a convivência humana deve ser pautada em características de instâncias superiores: bom senso, empatia, justiça, ética, respeito.
Um olhar holístico sobre nossos semelhantes permite-nos compreender que o profissional e o humano são indissociáveis e, por conseguinte, inter-relacionam-se diuturnamente. Assim, muito mais do que relações profissionais, o ambiente de trabalho gera relações humanas, trazendo consigo toda a complexidade já mencionada.
Sem dúvida, é necessário e possível gerar e manter ambientes de trabalho saudáveis (sem prejudicar as formalidades a eles inerentes), o que contribui grandemente para a produção técnica.
É evidente a simbiose existente entre os agentes públicos e a Administração Pública, pois aqueles são os responsáveis pela condução desta, que, por sua vez, os abriga. O dizer a seguir sintetiza de forma muito clara a importância de cada um agir de forma adequada, bem como de se gerir cuidadosamente as pessoas que integram as organizações. São palavras de Márcio Schultz, fundador e presidente do Instituto Rennove: 'Podemos ser óleo ou areia na engrenagem.' Isto faz toda a diferença!
Entender a gestão de pessoas como essencial para as organizações, públicas ou privadas, é o primeiro passo para a construção de ambientes de trabalho adequados.
Fortalecer a área de gestão de pessoas (independentemente do nome que recebe em cada instituição) é contribuir muitíssimo para o fortalecimento das organizações mencionadas, já que essa área atua diretamente com os agentes, os condutores, os responsáveis por todo trabalho inerente a cada uma.
A Esaf e o GDFAZ acreditam firmemente que o fortalecimento das secretarias de fazenda, finanças, receita e tributação dos estados e do Distrito Federal está estreitamente associado ao desenvolvimento de estratégias adequadas para a gestão de pessoas, o que, por conseguinte, gera a necessidade de fortalecimento da área de gestão de pessoas, que tem a missão de nortear todo esse processo.
Tendo essa premissa como substrato, concebeu-se o I Seminário de Gestão de Pessoas das Administrações Fazendárias Estaduais, cujos principais objetivos são a geração de conhecimentos sobre gestão de pessoas, a troca de informações e o compartilhamento de boas práticas nessa área.
Participar desse evento, internalizar os saberes que serão ofertados e implementar ações edificantes em cada instituição é fazer a diferença para o crescimento da Administração Pública e para que se torne eficiente e eficaz, expectativa dos que nela atuam e da sociedade com um todo.
Local: ESAF - Escola de Administração Fazendária.
_______________________________________________________________
Rodovia DF – 1 km 27,4 Setor de Habitações Individuais Sul, Lago Sul,
CEP: 71686-900 - Brasília/DF.
Website: www.fazenda.df.gov.br
Telefone: (61) 3312-5157
_________________________________________________________________________________________________________________
Data
25 e 26/11/2015.
Mais informações: http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=2505
Autoria: Sefaz RJ
Fonte: Afrerj