GOIÁS: Sindifisco e Fenafisco abrem 3º Encontro Jurídico
O Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco) e a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) deram início hoje ao 3º Encontro Jurídico e ao 10º Encontro dos Assessores Jurídicos do Fisco Estadual e Distrital. O evento tem o objetivo de debater e conhecer a posição, as teses e interpretações acerca dos temas como previdência, direitos trabalhistas, novo CPC, direito de greve, negociação coletiva, afim de possibilitar uma efetiva prestação jurisdicional e administrativa estatal.
Na solenidade de abertura, os discursos dos componentes da mesa abordaram principalmente a conquista da reestruturação da carreira do fisco e a situação financeira do Estado de Goiás que pode ser considerada satisfatória diante das crise econômica enfrentadas pelos estados brasileiros. Coube ao presidente em exercício da Fenafisco, João Marcos de Souza, a declaração de abertura dos encontros, que contam com a presença de representantes do Fisco Estadual de todas as partes do País. Em seu discurso, o dirigente sindical destacou o trabalho do fisco goiano para a superação das dificuldades financeiras que tem prejudicado os Estados brasileiros.
Como anfitrião dos eventos, o presidente do Sindifisco, Fabrício Augusto dos Passos, agradeceu a presença dos colegas de outras unidades da Federação. Ele lembrou que o fisco goiano conquistou recentemente um grande avanço representado pela reestruturação da carreira dos auditores fiscais. Segundo ele, a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, foi muito importante para a conquista desse avanço.
Citada por Fabrício, a titular da Sefaz também salientou o empenho do fisco na arrecadação de impostos que ajudou Goiás a enfrentar, da melhor forma possível, a crise econômica do País. Na avaliação da secretária, o fisco goiano foi chamado a contribuir e não se furtou à tarefa de buscar os recursos de que o Estado precisa para cumprir suas obrigações com a sociedade. Ela ainda ressaltou a importância do evento para a troca de experiências, revelando que a Sefaz estará sempre aberta ao intercâmbio de conhecimento.
A diretora jurídica da Fenafisco, Gabriela Vitorino, fez um breve discurso na mesma linha de pensamento. Ela manifestou que os auditores fiscais estão compromissados com o crescimento da receita. Além disso, revelou que o Fisco é pouco conhecido, mas a sociedade sabe da importância do seu trabalho.
Também compuseram a mesa o chefe da corregedoria, Rafael Bosco Ferreira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva; o superintendente da Receita, Adonídio Neto Viera Júnior; e o presidente da Affego, Joaquim Dilton.
A abertura foi marcada pela palestra magna “O tempo das máscaras caídas: reflexões políticas, jurídicas e sindicais”, proferida pelo Dr. Cezar Britto, ex-presidente do Conselho Federal da OAB. O advogado tratou da necessidade de reflexão e debate a respeito de temas centrais da nossa sociedade em uma época marcada pela velocidade das novas tecnologias e pela influência da mídia.
Fonte: Affego