CA designa comissão para estudar situação do TCA
O presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas participou da reunião ordinária do Conselho de Administração ocorrida no último sábado, 7, e expôs aos colegas as dificuldades de manutenção do Hotel Termas Caldas Affego, em Caldas Novas, devido a baixa frequência de hóspedes no local.
“Este é um problema que se arrasta por várias gestões e durante a nossa, infelizmente, ainda não conseguimos equacionar as receitas do Hotel com as despesas geradas por sua manutenção.”, revelou o presidente. Dilton então solicitou aos conselheiros, em caráter de urgência, a elaboração de estratégias para solucionar o problema definitivamente, seja pela abertura do TCA a novos hóspedes, seja pela venda da área de lazer.
“A Associação não tem condições de manter um gigante como o TCA apenas com as receitas que conseguimos com hospedagens, que são poucas, e vendas de mercadorias no Hotel. A situação não é satisfatória e pode piorar, por isso precisamos de empreendimentos urgentes.”, ponderou o presidente.
O presidente do CA, José Segurado, propôs então aos colegas a criação de uma comissão de estudo responsável por avaliar e procurar alternativas que movimentem a área de lazer. O objetivo é investir na divulgação do Hotel Termas Caldas Affego entre as entidades conveniadas à Associação, bem como em grupos de excursões que se dirigem a Caldas Novas periodicamente e congressistas que desejam realizar seus encontros na cidade.
Os colegas Erisval Gomes Siqueira Filho e Flávio Luís dos Reis, bem como o conselheiro Alair Pereira, o vice-presidente da Associação, José Ferreira e o próprio gerente-administrativo do TCA, Antônio Divino da Conceição, o Tonico, foram nomeados para integrar a comissão. Eles têm o prazo de um mês, até a próxima reunião do Conselho de Administração, para entregar um relatório com saídas viáveis à solução do problema.
Gigante vazio
A baixa ocupação do Hotel TCA e a consequente oneração gerada pela manutenção do espaço são desafios para toda gestão que assume a Diretoria Executiva da Affego. Com a atual, não é diferente. A questão mobiliza os esforços da atual Diretoria desde o início de 2013, quando o presidente Joaquim Dilton assumiu pela primeira vez, e até o momento permanece sem solução. No entanto, contínuos esforços são feitos tanto pela presidência quanto pela gerência administrativa do TCA no intuito de reverter o problema.
Na última sexta-feira, 6, os diretores da Associação e o gerente do Hotel, Tonico, se reuniram para debater o tema e pensar soluções para a ocupação do TCA. Várias alternativas foram sugeridas, entre elas, a de abrir o TCA para hospedagem de grupos de excursões, congressos e encontros; a transformação do espaço num condomínio residencial ou até mesmo sua venda total.
As dificuldades e sugestões discutidas nesta reunião foram levadas ao Conselho de Administração pelo presidente Joaquim Dilton no sábado, 6, e caberá à Comissão de Estudo criada para este fim, elaborar propostas que viabilizem a manutenção deste que é um dos maiores patrimônios da Associação.
Fonte: Affego