A busca da simplificação tributária acessória
O coordenador geral do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários - Encat, Eudaldo Almeida, falou sobre os desafios da simplificação das obrigações tributárias acessórias, durante o segundo painel desta terça-feira (02/06), no 10º Congresso Nacional e 5º Internacional da Febrafite. O painel foi coordenado pela auditora do amazonense, Jeroniza de Fátima Albuquerque dos Santos Silva, presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam).
“Nós temos de estar abertos às mudanças. A única coisa que veio para ficar foi a mudança”, determinou o palestrante, analisando que este é o maior desafio para alcançar a modernização do fisco.
O coordenador geral do Encat ainda apontou alguns aspectos dos quais a administração tributária precisa para se preparar para a acessória, tais como possuir documentos fiscais eletrônicos, interagir com a sociedade e atuar com eficiência. Além disso, ele ressaltou a necessidade de interação entre todos os sistemas eletrônicos para atingir esse objetivo.
Eudaldo ainda destacou que construir padrões nacionais para os documentos e reduzir tempo e custos para o contribuinte das obrigações acessórias são desafios para alcançar simplificação. Ele também disse que o SPED e o documento fiscal vão facilitar esse caminho.
Fonte: Febrafite