Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 08/02/2012

Auditoria Cidadã da Dívida e entidades do Fisco abordam sobre o impacto da dívida nas receitas públicas

08/02/2012.

A Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal – AAFIT recebeu ontem (07) em Brasília, cerca de setenta participantes representantes do Fisco estadual brasileiro durante o Seminário Nacional sobre a Dívida Pública, promovido pela Auditoria Cidadã, em parceria com as duas entidades nacionais representativas da categoria: FEBRAFITE e FENAFISCO.

Participaram da mesa de abertura, a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida e auditora Fiscal da Receita Federal aposentada, Maria Lucia Fattorelli, os presidentes das Federações, Roberto Kupski (FEBRAFITE) e Manoel Isidro (FENAFISCO), os presidentes das entidades locais, Jadson Januário de Almeida (AAFIT), Jomar Mendes Gaspary (Sinafite-DF) e o vice-presidente do Sindifisco-DF, Antonio Ribeiro dos Santos.

Durante a abertura do evento, os presidentes das Federações manifestaram a importância da realização de eventos como este para discussão de um tema tão importante para o Fisco estadual e também para a sociedade: os efeitos da dívida pública nas receitas dos entes federados.

Roberto Kupski também destacou o estudo elaborado pelo auditor fiscal gaúcho e membro da Federação, João Pedro Casarotto e que tem contribuído para levantar o tema junto às autoridades do país.

Ao longo do dia, os palestrantes Maria Lucia Fattorelli e João Pedro apresentaram um panorama geral sobre o tema, entre eles: a conjuntura marcada por crises da dívida; o processo de endividamento brasileiro; auditoria oficial da dívida do Equador; descobertas da CPI da Dívida com foco na Dívida dos Estados (entrega do acervo) e sobre a organização dos Núcleos da Auditoria Cidadã da Dívida nos Estados (a exemplo do que já está ocorrendo em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro.)

No período da tarde a palestrante Maria Lucia Fattorelli apresentou ainda o estudo “Dívida Pública: o nó que amarra o Brasil”, elaborado pela Auditoria Cidadã da Dívida.

O seminário contou também com a participação da diretora de Turismo e Eventos da FEBRAFITE e também presidente da filiada AFFEMG/MG, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni, que citou sobre os trabalhos do Fórum Fisco mineiro e também sobre a dívida de Minas Gerais. Maria aparecida ressaltou ainda que o tema deve ser tratado sempre de forma apartidária, pois é de interesse da sociedade geral.

O deputado federal Francisco Evangelista (PSD-RR) também prestigiou o evento.

 

Fonte: AAFIT