Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 04/07/2025

Assembleia histórica une Auditece e Sintaf em defesa da LOAF e aprova deliberações estratégicas

Pela primeira vez na história, a Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece) e o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) realizaram uma Assembleia Geral Extraordinária simultânea, nesta sexta-feira, 4 de julho. O encontro inédito, com pauta única sobre a Lei Orgânica da Administração Fazendária (LOAF), foi marcado pela ampla mobilização da categoria: o auditório da Secretaria da Fazenda (Sede III) esteve lotado, e a transmissão virtual contou com a participação de mais de uma centena de associados e filiados, por meio da plataforma Google Meet.

Hgungg

O momento foi marcado por deliberações conjuntas e unânimes, demonstrando a força da união entre as entidades representativas da categoria fazendária. Entre os principais encaminhamentos, destaca-se a instauração do estado de assembleia permanente, com nova convocação agendada para o dia 18 de julho. A data corresponde a uma semana após o prazo solicitado pelos secretários Nelson Martins (Articulação Política) e Fabrízio Gomes (Secretaria da Fazenda) para levarem o pleito da categoria ao governador Elmano de Freitas, durante a reunião do último dia 30 de junho.

Também foi aprovada a solicitação de realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para tratar da LOAF, ampliando o debate e garantindo maior visibilidade à pauta no âmbito legislativo.

As entidades estabeleceram ainda um cronograma de tramitação da Lei Orgânica, com os seguintes marcos:

•    Prazo de 60 dias para discussão da proposta no âmbito da Casa Fazendária;
•    Final de novembro de 2025 como data-limite para a remessa da proposta à Assembleia Legislativa;
•    15 de dezembro de 2025 como prazo estipulado para aprovação da Lei na ALECE.

fgytiih

Para o Diretor Executivo da Auditece, Juracy Soares, a união demonstrada na Assembleia é decisiva:

“Essa mobilização conjunta é uma demonstração clara de que estamos prontos para defender, com maturidade e coesão, uma lei que representa um novo patamar para a Administração Fazendária. A união é a nossa força, e é ela que nos permitirá transformar essa pauta em conquista concreta.”

A Auditece agradece a presença de todos os associados que participaram presencial ou virtualmente e reafirma seu compromisso com a valorização da categoria e a construção coletiva de uma legislação moderna, democrática e estruturante para a Administração Fazendária do Ceará.

A união da categoria é a força motriz para alcançar essa grande conquista.

Fotos: Marcus Paulo - Sintaf