Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 13/08/2014

Fórum “Cláudio Vilaça” realiza palestra sobre eleições

Na última quinta-feira, 7 de agosto, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Luiz Gonzaga Fechio  esteve no auditório da AFFEMG, em Belo Horizonte,  para proferir a palestra “Pensando Brasil: Desafios diante das eleições em 2014”.  O evento foi organizado pelo Fórum Permanente “Cláudio Vilaça” de Defesa dos Direitos do Servidor Público de Minas Gerais, coletivo de entidade do qual a AFFEMG participa. “O esforço do Fórum em realizar este encontro baseia-se no empenho das entidades participantes, dentre elas a AFFEMG, que desejam contribuir para o resgaste da consciência política neste período que antecede as eleições. Por isso, estamos muito orgulhosos com a presença de todos neste debate que com certeza será muito rico.”, destacou Papá na saudação de abertura.

Abrindo sua fala, Dom Luiz destacou a posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no que diz respeito à relação dos cristãos com a política. “Para a CNBB, é responsabilidade de todo cidadão participar, conscientemente, da escolha de seus representantes e tal escolha deve ser feita iluminada pela fé e pelo amor”, ponderou. O bispo observou ainda que uma fé autêntica comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela.

 Perante esse posicionamento, Dom Luiz observou a importância de se viver intensamente os meses que antecedem as eleições, pois este período constitui um momento privilegiado para a reflexão das injustiças ocorridas em nosso país.  “Desta vez, os cidadãos brasileiros vão às urnas depois das significativas manifestações de junho e julho de 2013, quando milhares de pessoas ocuparam as ruas exigindo melhores serviços de transporte, de saúde, de educação, além de outras tantas demandas por políticas públicas realmente comprometidas com os interesses populares”, alertou o Bispo.

Ele observou ainda que o “discurso das ruas” no período das manifestações, além das demandas por um país melhor, apresentou a insatisfação da população com as formas de governo dos políticos eleitos que exercem o poder distanciados das necessidades da população, fazendo da política um balcão de negócios. “Tais mudanças dessas situações de injustiça e desigualdade requer a intervenção dos cristãos na política como eleitores e como candidato.”, concluiu Dom Luiz.

 Após a palestra, o tema foi aberto para o debate tendo a participação de muitos presentes, dentre eles Associados da AFFEMG que lotaram o auditório.

Como mensagem de encerramento, Dom Luiz  trouxe a reflexão do Papa Francisco sobre a importância da participação política dos cristãos e sua responsabilidade na difícil, porém necessária, construção de uma sociedade mais justa. “Devemos envolver-nos na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum”.

O auditório da AFFEMG ainda será palco para novos debates promovidos pelo Fórum Cláudio Vilaça que sempre buscar discutir temas ligados aos servidores públicos e interesses da sociedade, aguardem.

 

Fonte: Affemg