ASSEMBLEIA RATIFICADORA – ENTREVISTA COM O DIRETOR SINDICAL, AUGUSTO FERRARI
Em função da importância da realização da Assembleia de Ratificação de fundação do IAF Sindical, no dia 05 de fevereiro de 2015, no Cine Teatro da Casa do Comércio, a Assessoria de Comunicação da entidade entrevistou o diretor sindical Augusto Ferrari, para que ele informasse à categoria todas as ações que estão sendo tomadas. Leia abaixo a entrevista concedida:
- Qual o objetivo da realização da Assembleia Ratificadora, a ser realizada em 05 de fevereiro, na Casa do Comércio?
Augusto Ferrari – Cumprir a determinação contida na Portaria 326/13 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, que exige uma Assembleia Ratificadora de fundação do IAF Sindical, por dissociação do sindicato dos fazendários da Bahia, com vista à obtenção do registro sindical.
- Que providências a diretoria do IAF Sindical já tomou?
AF – Publicamos o Edital de Convocação da Assembleia Geral de Ratificação da categoria no Jornal A Tarde e no Diário Oficial da União, na manhã desta segunda-feira (12), conforme exigência legal, e também já reservamos o Cine Teatro da Casa do Comércio para que os Auditores Fiscais participem desse evento histórico com todo conforto.
- Como está o processo de mobilização da categoria?
AF – Já divulgamos a Assembleia no site, por e-mails, torpedos e cartazes. Contamos também com o apoio fundamental do Conselho de Representantes da entidade, que através dos seus membros atuarão nos seus respectivos locais de trabalho.
- Qual a expectativa da diretoria quanto à presença dos Auditores Fiscais na Assembleia?
AF – A melhor possível! A categoria já comprovou nesses mais de 08 anos a excelência do trabalho desenvolvido pela entidade, sua luta a favor da carreira, a seriedade e competência no trato de todas as questões que envolvem os Auditores Fiscais.
- Quantos filiados possui o IAF Sindical?
AF – Atualmente contamos com 820 filiados e representamos mais de 75% dos Auditores Fiscais em atividade na SEFAZ.
- Uma questão que aflige a categoria é a insistência da cobrança da Contribuição Sindical dos Auditores Fiscais pelo sindicato dos fazendários. Como o IAF Sindical pode impedir essa cobrança?
AF – Na verdade, através da competente atuação da diretoria jurídica da entidade, impedimos nos últimos 05 anos a cobrança anual de 01 dia de trabalho dos Auditores Fiscais, algo em torno de R$ 6 milhões que iriam abastecer os cofres do sindicato dos fazendários. Daí, a importância da presença da categoria na Assembleia Ratificadora para afastarmos de vez essa cobrança.
- O IAF Sindical, após a obtenção do registro, cobrará contribuição sindical dos seus filiados?
AF – Somos radicalmente contra essa cobrança, apesar de legalmente prevista. O IAF Sindical é perfeitamente administrado com a contribuição mensal de seus filiados.
- Voltando ao assunto da Assembleia Ratificadora de fundação da entidade, a diretoria do IAF Sindical tem alguma apreensão quanto à sua realização?
AF – Nenhuma. Respeitamos todas as entidades sindicais e estamos cumprindo todas as exigências legais para a obtenção do nosso registro sindical. Tenho certeza que após a realização dessa Assembleia ficará cabalmente provado quem realmente representa a categoria dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia.
- Qual a programação para o dia 05 de fevereiro, data desse importante evento?
AF – Iniciaremos, como sempre, servindo um delicioso café da manhã das 8:30 às 9:45h. De acordo com o Edital, nós faremos a primeira convocação para o início da Assembleia às 10h, e caso seja necessário, uma segunda convocação às 10:30h. Após a realização da Assembleia, os participantes irão celebrar mais essa conquista no nosso já tradicional almoço no restaurante Barbacoa, desta vez custeado pela entidade.
- Para finalizar a entrevista, qual a sua mensagem aos Auditores Fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia?
AF – Meu apelo é no sentido que todos se programem e participem da Assembleia Ratificadora do IAF Sindical, no dia 05 de fevereiro, na Casa do Comércio. Tudo está sendo providenciado para o sucesso do evento, inclusive a contratação de filmagem e equipe de segurança interna e externa para a tranqüilidade dos Auditores Fiscais. Rumo a vitória!
Fonte: IAF