Inativo e pensionista do estado: saiba como consultar o contracheque pela internet
Os cerca de 260 mil servidores aposentados e pensionistas do governo do estado deverão deixar de receber o contracheque em papel no próximo mês. O comprovante de pagamento estará disponível apenas na internet. Para ajudar na consulta, o Rioprevidência preparou um passo a passo mostrando como o documento pode ser encontrado no endereço eletrônico www.rioprevidencia.rj.gov.br.
Pelo mesmo site, o segurado poderá consultar, a partir da primeira semana de março, o histórico de seus contracheques dos últimos 23 anos. O período de tempo corresponde ao início da utilização do Sistema de Administração de Pessoal (SAP). O estado já não usa mais essa ferramenta, mas foi por meio dela que o governo começou a gerar os extratos eletronicamente. Atualmente, o inativo ou o pensionista do estado tem acesso apenas ao comprovante do mês corrente no site do Rioprevidência.
Também no início do próximo mês, outros dois novos serviços estarão na página do fundo de previdência do funcionalismo estadual: a emissão da certidão de Nada Consta, solicitada por servidores de outras esferas, como os militares das Forças Armadas; e a declaração de PIS/Pasep, necessária para que as viúvas de ex-servidores da ativa possam sacar o benefício.
Apesar das alterações no acesso ao contracheque, o presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa, disse que os comprovantes de renda para a declaração anual do Imposto de Renda (IR) deste ano ainda serão emitidas em papel. Segundo ele, é preciso um tempo para que as pessoas se adaptem gradativamente às mudanças.
Até o fim do ano, a certidão de tempo de contribuição também poderá ser obtida pela internet. Hoje disponível apenas nas agências, o documento comprova o período no qual o servidor contribuiu para o Rioprevidência. Em 2014, cerca de 3.500 pessoas pediram a certidão.
Com informações do Extra
Fonte: Afrerj