Música, arte e cultura nos 65 anos da AFFEMG
Já é tradição, a AFFEMG comemorar o aniversário da Entidade com muitas atividades culturais para os Associados. Celebrações que deixam sempre boas lembranças!
Este ano, a semana comemorativa dos 65 anos, foi marcada pela abertura, no dia 3 de março, terça-feira, da VI Exposição de Artes e Fotografia “Só Pode ser coisa do Ziraldo”, uma homenagem ao artista mineiro de Caratinga que conquistou o mundo com seu traço irreverente. O evento foi aberto às 19h30min, na Galeria dos ex-presidentes, na Sede em Belo Horizonte, onde foi servido um coquetel aos vários Associados presentes que vieram prestigiar as obras dos colegas expositores.
A Diretora Presidente, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni, Papá, ao lado do Diretor Social Adjunto da AFFEMG, Gilson Magalhães e das curadoras da Exposição, Ariadna Marra e Celeste Galvani, receberam os cartunistas Rose Araújo e Luís Saguar, autores do “Almanaque do Ziraldo”, que vieram especialmente do Rio de Janeiro para fazer uma palestra sobre essa obra. “Em 2006, tive a ideia de fazer um livro sobre a vida do Ziraldo, mas queria que a história fosse contada através dos desenhos/trabalhos feitos por ele. Quando eu convidei a Rose para fazermos juntos esse projeto, ela adorou a ideia, mas faltava o desafio de convencer o próprio Ziraldo.”, brinca o simpático cartunista. Amigos de longa data, Rose e Luis já “embarcaram em várias aventuras juntos”, ou seja, já realizaram parceria em outros projetos, mesmo assim, coube a Rose a missão de conversar com o Ziraldo. “Eu conheci o Ziraldo em 1997, como fã, ele estava em uma exposição, me aproximei e falei que era designer, aí no meu autógrafo ele deixou o telefone do atelier dele e disse para procurá-lo. Meio desacreditada, no outro dia eu liguei e ele, não só atendeu, como me recebeu. Hoje, além de amigo, é um grande orientador e crítico do meu trabalho. Por ter essa aproximação, apresentei sem muitos rodeios o projeto do Almanaque, que o Ziraldo, adorou, abraçando a ideia de coração”, conta satisfeita, Rose.
Dividindo esses gostosos “causos” com a plateia, os cartunistas contaram ainda que, após a “permissão”, Ziraldo deu total apoio ao projeto. “Tínhamos total liberdade para pesquisar a vida dele, tivemos acesso a milhões de trabalhos: os primeiros rascunhos do Menino Maluquinho, os primeiros traços da infância etc. Ziraldo é um artista completo sua obra é vastíssima e nós trabalhamos pesado para conseguir terminar o livro a tempo de ser lançado em 2007, ano em que o Ziraldo completou 75 anos.”, explicou Luís.
Após, a palestra, a Diretoria da AFFEMG, prestou uma homenagem aos cartunistas e às curadoras da Exposição. “Vocês fizeram essa Exposição acontecer, por isso, recebam o nosso muito obrigado”, declarou Papá.
Para encerrar, os cartunistas participaram de uma sessão de autógrafos no espaço da Exposição, conversando e trocando ideias com o público. A VI Exposição de Arte e Fotografia da AFFEMG “Só pode ser coisa do Ziraldo” vai até o dia 19 de março, no 2º andar da AFFEMG, em Belo Horizonte.
Quinta Musical Especial
Na quinta-feira, 5 de março, foi a vez de comemorar com muita música! A AFFEMG recebeu os Associados para um happy hour, no Centro de Convivência. O evento foi animado pela cantora Gabriela Drummond que encantou a todos com sua linda voz. Apresentando um repertório variado, com sucessos nacionais e internacionais, a cantora arrancou aplausos de quem esteve no evento que contou ainda com comida de boteco e muito bate-papo!
E as comemorações continuam...
No dia 14 de março, será realizada a abertura da Exposição de Artes Plásticas Infantojuvenil “Maluquinho por Artes”, no Centro de Convivência da AFFEMG, a partir das 15h. Às 16h haverá a apresentação da peça “O Menino Maluquinho”. Os convites para essa atração deve ser retirados nos dias 9 e 10 de março. Participe! Informações: 31 3289-5704.
Fonte: Affemg