Receita Estadual desarticula fraude fiscal na Serra gaúcha
Operação deflagrada pela Receita Estadual do RS na manhã desta quinta-feira (11) desarticulou esquema de fraude fiscal praticado no ramo de autopeças, na Serra Gaúcha.
Conforme a Receita, a fraude consistia no subfaturamento de notas fiscais no momento da venda de produtos entre empresas do mesmo grupo, reduzindo o valor a pagar do ICMS devido por substituição tributária.
Segundo o delegado Luis Fernando Crivelaro, o esquema reduzia cerca de 75% do valor do ICMS devido. "A sonegação diminui os recursos que o Estado poderia utilizar para investir na melhoria dos serviços públicos", diz Crivelaro.
A operação Pequeno Paraíso, que contou com a participação de três delegacias da Receita Estadual, nove auditores-fiscais, três técnicos tributários, três policiais militares do Batalhão de Polícia Fazendária e três viaturas volantes, faz parte da nova sistemática de trabalho da Receita Estadual, com objetivo de combater o crime tributário organizado, na qual alia a tecnologia dos sistemas implantados, o treinamento e a execução planejada.
Fonte: Afisvec