SÃO PAULO: Regional de Ribeirão Preto realiza campanha de educação ambiental; confira o 8º artigo da série
A Regional de Ribeirão Preto fez uma parceria com a empresa Vereda Viva, de Consultoria Ambiental, e vem realizando ações de educação ambiental na cidade.
O primeiro evento foi um encontro com associados e moradores do Recreio Internacional, onde está o Centro de Convivência, no dia 13 de junho. A outra atividade foram vivências com alunos do 1° ao 5º ano, na EMEF Eponina Britto Roseto, que aconteceu no dia 29 de julho.
Foram também publicados artigos sobre meio ambiente no site da Afresp. Veja abaixo o oitavo artigo da campanha.
Por um Futuro Mais Verde
Você já imaginou como seria a nossa vida sem as árvores? Se a sua resposta foi “impossível”, você acertou. Muito mais do que fornecer flores, frutos e sombra, a vegetação sustenta a qualidade de todo o ambiente ao seu redor, pois protege o solo, a água, o ar e a fauna, regula o clima e o regime de chuvas, entre inúmeros outros serviços ambientais e sociais. Na correria do dia-a-dia, muitas vezes deixamos de apreciar e de valorizar as árvores e o bem-estar que elas nos proporcionam.
Apenas por existir, uma árvore protege o solo que a sustenta. Isto porque o seu tronco, galhos e folhas formam uma cobertura, reduzindo a força com que a água da chuva atinge o solo, evitando que a terra fique dura, compactada. Desta forma, a água se infiltra com maior facilidade por entre seus poros, abastecendo os mananciais subterrâneos. Além disso, as folhas e galhos velhos caem ao chão e, ao serem decompostos, devolvem ao solo os elementos que faziam parte de sua constituição, enriquecendo-o de nutrientes. Um solo sem vegetação torna-se, ao longo do tempo, compactado e pobre em nutrientes.
A presença de vegetação também é essencial para preservar a qualidade da água de rios, lagos e nascentes. A vegetação do entorno dos corpos d’água, conhecida por Mata Ciliar, forma uma barreira de proteção, na qual as raízes mantêm a estrutura das margens e evitam que o solo seja carreado para o fundo dos rios, o que pode causar o seu soterramento.
Ao contrário dos animais, as árvores utilizam o gás carbônico e liberam o oxigênio em seus processos vitais. O gás carbônico em excesso na atmosfera tem a capacidade de reter o calor proveniente do sol, elevando a temperatura da superfície do planeta e causando inúmeros problemas para os seres vivos. Desta forma, a vegetação, além de fornecer oxigênio, realiza o sequestro de gás carbônico da atmosfera, processo essencial para a desaceleração do aquecimento global.
No planeta Terra, todos os animais dependem direta ou indiretamente das plantas para viver, seja pelo fornecimento de oxigênio, de alimento, de moradia, de serviços ambientais, etc. O desmatamento é a maior causa da extinção de espécies silvestres, que dependem da floresta em pé.
Ainda, a vegetação é capaz de gerar um fluxo de água do solo para a atmosfera. Após utilizarem a água do solo em seus processos vitais, as árvores liberam o excesso de umidade para a atmosfera que a rodeia. Em boas condições de saúde, uma árvore de grande porte pode transpirar até 400 litros de água por dia. Essa umidade influencia o regime de chuvas desta região.
Devido a todos os benefícios que as árvores proporcionam, é notável a melhoria na qualidade de vida de pessoas que vivem em regiões arborizadas. O encontro de vizinhos e moradores de uma comunidade é facilitado em praças e parques, crianças brincam mais ao ar livre, pessoas descansam e contemplam mais a natureza em espaços verdes. Até trajetos a pé ou de bicicleta tornam-se muito mais agradáveis e viáveis em ruas e locais arborizados e sombreados.
Apenas por estarem vivas as árvores realizam, gratuitamente, uma série de serviços para a qualidade ambiental. A cada dia torna-se mais urgente que o desmatamento seja freado e novos plantios sejam realizados. Protegendo a vegetação, estamos protegendo todo o ambiente e a nossa própria qualidade de vida. Cidades sustentáveis são planejadas para priorizar a arborização de ruas, avenidas e áreas verdes, especialmente as públicas. Um futuro sustentável deve caminhar neste sentido. Faça parte você também da construção deste futuro. Plante mais árvores, e aproveite todos os benefícios que elas fornecem ao ambiente e à sua qualidade de vida.
Referências:
MILLER JR, G. T. Living in the environment: principles, connections, and solutions. 15ª ed. Canada: Thomson, 2007.
SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Vamos arborizar Ribeirão Preto. Perci Guzzo, Regina Maria Alves Carneiro (Orgs.). Ribeirão Preto, 2008. 40 p.
Anayra G Lamas Alcantara/ Aloysio P Teixeira
VEREDA VIVA Consultoria Ambiental LTDA
Fonte: Afresp