Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 22/06/2011

Congresso FEBRAFITE: A moral tributária como fator determinante para a eficácia nas Administrações Tributárias

22/06/2011.

Para fechar com chave de ouro o ciclo de palestras de ontem (21) do Congresso FEBRAFITE, o diretor Geral do Serviço de Rendas Internas do Equador e presidente do Conselho Diretor do CIAT, Carlos Marx Carrasco, ministrou o painel internacional sobre os desafios da moral tributária.

Carrasco iniciou sua palestra ressaltando que o tema moral tributária não foi tão fácil de ser aceito no CIAT (Centro Interamericano de Administração Tributária). “Geralmente nas assembléias do CIAT falamos de temas mais técnicos do que filosóficos, porém, eu não concordo que Administração Tributária está relacionada apenas a assuntos técnicos, porque afinal de conta, somos humanos”, enfatizou.


Segundo o palestrante, é importante se pensar em justiça social em que o governo tem poder econômico e político, portanto, tem que ser consistente com esses grupos dominantes. “ Os populistas tem tentado rejeitar a política porque geralmente eles vendem ilusões, por isso sou economista, porque confio na ciência”.


Destacou ainda, que a economia social solidária poderá ser feita a partir de uma sociedade de empreendedores, ou seja, de proprietários. “ Se pretendemos construir uma sociedade solidária, é preciso que haja transformação das estruturas políticas e sociais”, analisou Carrasco.


Para finalizar, ele destaca que ética e moral são as chaves para a transformação de uma sociedade, em que o mundo no qual ele acredita deve permanecer sempre com  os princípios, os valores e a solidariedade, além da ética e a moral. “A ética é um ramo da filosofia no meu entender, que tem  a capacidade para construir valores. Mas qual a ética salva o mundo de uma catástrofe? Com certeza é a solidariedade".


Participaram do painel como coordenador de mesa, Alexandre José Lima de Sousa, presidente da Afrafep/PB e como debatedora a Auditora-Fiscal, Maria Helena Cotta Cardozo.

Fonte: Febrafite