Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 02/08/2011

Ceará recebe 3ª edição do seminário sobre desoneração

02/08/2011.

Fortaleza se prepara para receber nesta terça-feira (2/7) a 3ª edição do “Ciclo de Seminários Justiça Fiscal e Tributária: Progressividade da Tributação e Desoneração da Folha de Pagamentos”. O evento será realizado no Hotel Oásis, Avenida Beira Mar, nº 2500, bairro Meireles.

De acordo com a programação, o primeiro painel será às 9h30, sobre “Progressividade da Tributação no Brasil”. Para abordar o tema, foram convidados o doutor em Economia e técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Fernando Gaiger Silveira; o mestre em Economia pela UnB (Universidade de Brasília) e gerente de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Álvaro Luchiezi Jr; e o economista e assessor da Direção Técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Sérgio Eduardo Mendonça.

No período da tarde, as discussões serão em torno da “Desoneração da Folha de Pagamento”, com início previsto para 14h. O painel terá a presença do 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz; da doutora em Economia e professora do Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mayra Bitencourt; e do economista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea, Matheus Stivali.

Ao final das palestras, tanto pela manhã quanto pela tarde, os participantes terão oficinas em que, subsidiados pelas apresentações dos painelistas, poderão aprofundar ainda mais as discussões acerca dos temas e propor sugestões que serão colocadas posteriormente em debate.

Promovido pelo Sindifisco Nacional em parceria com o Ipea e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o evento faz parte de uma série de seminários que estão sendo realizados em várias capitais.

Depois de Fortaleza, no dia 23 de agosto, São Paulo deve receber o Ciclo de Seminários, que também já passou por Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). A ideia é publicar um livro ao final dos debates.

Fonte: Sindifisco Nacional